Bendizei ao Senhor, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio; bendize, ó minha alma, ao Senhor. Salmos 103:22

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dicas - Tipo de papel para Origami


Separei algumas dicas sobre tipos de papel para Origami. 
Peguei as dicas em alguns sites e acrescentei algumas coisas também. Espero que ajude!!


No Japão existe uma variedade imensa de papéis de Origami, nas mais diversas cores, podendo ser lisos ou com desenhos, com um lado em branco ou com os dois lados coloridos.
 
Existe um tipo especial de papel que os japoneses também utilizam para fazer origami, conhecido como Washi, que significa “papel japonês”.
Especificamente feito no Japão, o Washi é um tipo de papel artesanal produzido a partir do arroz; são raros de se encontrar aqui no Brasil e tem preços elevados. Quem quiser saber mais, acesse AQUI

No Brasil é fácil encontrar papéis industrializados para origami em papelarias ou casas especializadas, que já vêm cortados no formato, em vários tamanhos e com diversas estampas, sendo a maioria chinesa, japonesa e coreana.

Entretanto, para fazer Origami também pode ser utilizado papéis similares que proporcionam um resultado de qualidade, como por exemplo: sulfites (coloridas), papel de presente, ou até folhas de revista.
 
Tipos de papéis que podem ser utilizados:

- Papel Espelho

É o 2° papel mais usado. Colorido de um lado e branco de outro, pode ser facilmente encontrado em qualquer papelaria, porém raramente cortados em tamanhos muito pequenos;

- Papel de Presente ou Fantasia

Estampados de um lado e branco de outro, são excelentes para valorizar ou estilizar uma peça.

- Papel Metalizado

Oferece uma vantagem: permite dobrar ou moldar a peça com maior facilidade. Uma desvantagem, entretando, é que neste tipo de papel os vincos ficam mais evidentes, deixando marcas indesejadas no modelo pronto. Sua face brilhante torna certos modelos bem atrativos, porém seu manuseio requer cuidados especiais por ser um papel muito delicado.

- Papel Dobradura

É o papel mais usado para fazer Origami, pois como o nome da já diz, é própio para se dobrar. A melhor marca deste papel é a Spiral, que é a melhor opção para substituir o Papel Japonês original.

- Papéis Reaproveitados 

 

Um dos atrativos do origami é que não se precisa gastar nada para fazê-lo. Você pode recorrer a papéis que tenha em casa, obtendo o mesmo efeito, ou até mais originalidade. Aqui vai uma lista de alguns deles capas de revistas velhas, envelopes, cartões (desde que não muito grossos), calendários antigos, pôsteres, sacos ou sacolas de papel, papel de embrulho de flores, mapas, folhas de agendas ou cadernos antigos.

À princípio, qualquer papel serve para fazer dobraduras, cabendo a cada um pesquisar e selecionar o mais apropiado ao modelo que irá fazer.

Outras Dicas:

- Ao escolher o tipo de papel, observe a sua espessura, pois papéis grossos demais acabam se quebrando ao serem vincados. Já papéis muito finos ou moles não devem ser dobrados e desdobrados várias vezes, pois não têm a rigidez necessária e se rasgam facilmente.

- Um papel bastante indicado é o Mi-Teintes, da Canson. Apesar de sua alta gramatura (180 g/m), está disponível em 50 cores e é colorido na massa, isto é, a coloração é dada antes da produção final do papel. Por não ser um papel pintado, não deixa vincos brancos ao ser dobrado.

- No começo o que vale é adquirir experiência, assim, antes de investir em papel, tente algumas dobraduras simples nos papéis que você já tem. Observando apenas se o mesmo é resistente o bastante para não rasgar ou curvar-se ao ser dobrado e macio o suficiente para que possa ser vincado ou marcado.

Fontes: www.eduquenet.net /www.animeforces.com.

6 comentários:

  1. Oi Carla, já estou participando do sorteio!!!!!!
    Beijos
    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Carla...já estou participando do sorteio..não ia deixar passar, né?
    São lindos os prêmios!!
    Bom final-de-semana!!
    beijos
    Mª Rita(Janelas e Caminhos)

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada por me seguir estou te seguindoo :*

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Gostei muito do tópico...É bastante útil.
    Estou te seguindo, sim.

    beijão

    ResponderExcluir
  5. Nossa adorei esse tópico *-*
    Já estou seguindo o blog .

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga blogueira!
    Acabei de encontrar o link de seu blog na comunidade e já estou te seguindo!Parabéns suas postagens são ótimas!
    Venham participar de nosso novo blog e se inscrever em nosso primeiro sorteio!
    O sorteio será no dia 01/02.Participe!
    Parceria entre blogs de artesanato,dicas para blogueiras iniciantes,divulgação de blogs,sorteios e selos!
    Clique no link e participe!Contamos com vocês!
    http://parceriaentreblogsdeartesanato.blogspot.com
    Nosso blog de artesanato -
    http://artesbysiglea.blogspot.com
    Não deixe de visitar!

    Siglea Mallet

    ResponderExcluir

Olá!! Agradeço pela visita e pelo comentário!
Volte sempre para conferir as novidades! ^^